EXTENSÃO
Os eventos oficiais do PRUNART-UFMG são promovidos e realizados exclusivamente pela Faculdade de Direito da UFMG, deles podendo participar pesquisadores das instituições universitárias e representantes das demais instituições conveniadas.
Os eventos oficiais serão organizados por comissão organizadora composta pelo Comitê de Coordenadores de Atividades e instituída pelo coordenador geral PRUNART.
São eventos científicos do PRUNART-UFMG:
I – Semana Trabalho e Cidadania – evento científico e oficial do PRUNART-UFMG, de caráter interinstitucional e transdisciplinar, aberto ao público em geral, sob o formato de encontro, seminário ou congresso, com periodicidade definida pelo Comitê de Coordenadores de Atividades, destinado à discussão de assuntos de elevado interesse público e social, referentes à organização do trabalho e à administração da Justiça;
II – Painéis de Comunicação e Mostra de Trabalhos Científicos – espaços de divulgação dos resultados das atividades científicas desenvolvidas pelo PRUNART-UFMG no âmbito Faculdade de Direito e das demais instituições conveniadas.
III – “Brainstorming” Interinstitucional para Diagnóstico da Realidade – evento de natureza acadêmico-científica de suporte às atividades de iniciação científica, pesquisa e extensão e à gestão do PRUNART-UFMG;
IV – Colóquios Interinstitucionais – eventos restritos a participantes de projetos de pesquisa científica ou de extensão e aos representantes das instituições cuja função e atividades se relacionem com o respectivo com o objeto de investigação, destinados ao compartilhamento de dados e meios de prova científica e à troca de experiências e de conhecimento acerca dos contextos de realidade e das respectivas práticas institucionais;
V – Mesa-redonda Transdisciplinar – evento no qual se promove o debate público entre os membros do Grupo Transdisciplinar e Interinstitucional de Altos Estudos, Pesquisa e Produção Científica (GTI) e entre estes e os demais participantes docentes e discentes do Programa;
VI – “Disputatio” – evento e método de aprendizagem interativa e contributiva à organização de conceitos, juízos e inferências, com base na cooperação intelectual dialética entre pesquisadores, em que se expõe a debate aberto aos demais pesquisadores do Programa questão acadêmica considerada relevante, mediante procedimento em que se designam debatedores responsáveis por preparar e defender posições antagônicas sobre a matéria discutida, com igualdade de participantes em cada um dos lados oponentes.